Termos e Condições no Aluguer

Termos e condições de aluguer de bicicleta e equipamentos

1º As condições e regulamento para o aluguer de bicicletas aqui descritas têm como objetivo definir as regras de uso e as responsabilidades civis dos clientes que celebram contratos de aluguer e utilização de bicicletas com a Funbike, registada como Suntime Unipessoal Lda, com sede na Estrada nac 125 Sitio das Benfarras 510A 8100-065 Boliqueime com o nif 510091172. O cliente, assume e confirma que tomou conhecimento destas condições e regulamento,bem como a sua responsabilidade.

2º As bicicletas e o equipamento disponibilizados para aluguer aos clientes pela Funbike são propriedade exclusiva da empresa. Destinam-se ao uso em passeios de lazer ou passeios turísticos. Todo o equipamento está em perfeitas condições de circulação e cumpre rigorosamente as normas de segurança estabelecidas.

Condições e regulamento de aluguer

3º No momento em que o cliente submete os seus dados nesta plataforma, declara e assume que tomou conhecimento destas condições, bem como do contrato de aluguer.
No contrato, constarão os dados da Funbike, os dados do cliente, as características do veículo e do equipamento, bem como o estado em que se encontram, o período de tempo de aluguer e o termo de responsabilidade.

4º O cliente é a pessoa responsável por todo o equipamento incluído neste contrato, assim como pelas outras pessoas que o utilizarão. É sempre necessário apresentar um documento de identificação no momento em que levanta o equipamento.

5º No caso de menores de idade, uma vez que têm um responsável, o titular deste contrato afirma desde logo ser o responsável pelo(s) menor(es).

Depósito de caução

6ºA Funbike pode solicitar um depósito de caução para levantar a bicicleta e equipamentos. Da mesma forma, o cliente pode deixar um documento de identificação com fotografia como caução no caso de aluguer de um ou mais dias. O valor da caução corresponde à soma dos equipamentos alugados, de acordo com a tabela de preços em vigor. A caução será devolvida no final do contrato, a menos que seja necessário deduzir algum valor para despesas de reparação de danos ou serviços não contratados. O cliente autoriza, desde já, a retenção do valor da caução para fins de reparação.

7º O cliente deve devolver o equipamento no local definido e acordado previamente. No caso de devolução em local diferente, será aplicada uma taxa adicional. Esta taxa será de 0,65 € por quilómetro de ida e volta. Antes de decidir devolver o equipamento em outro local não acordado, o cliente pode consultar previamente as despesas associadas.

8º Em caso de avarias, furos ou danos no equipamento, serão aplicadas as taxas de reparação conforme indicado na tabela abaixo.
Assim o Cliente autoriza a efetuar esses acertos no depósito de caução, logo que seja identificado o valor de acerto ou pagamento mediante factura.

9º O valor da caução não cobre o valor total das bicicletas ou equipamento alugado.
10º Em caso de furto ou roubo, o valor da caução será retido, mas é importante salientar que o titular do contrato é responsável pelo pagamento integral do valor do equipamento.
Assim, em situações de furto ou roubo, o titular do contrato será responsável para com o pagamento completo do valor do equipamento. O titular do contrato é responsável pelo equipamento de aluguer.

Utilização da bicicleta

10º O Cliente deve sempre fazer uso prudente da bicicleta, de forma a manter a sua boa conservação, funcionamento e segurança e respeitar todas as regras de transito. O Cliente deve utilizar o cadeado de segurança. Embora o cadeado não garanta a prevenção de furto, é responsabilidade do Cliente escolher um local adequado para guardar a bicicleta.

11º O Cliente não pode transportar terceiros na bicicleta alugada, exceto em cadeiras próprias para crianças com peso até 18 Kg. Além disso, o Cliente não pode ceder, subalugar a bicicleta, nem participar em qualquer tipo de provas desportivas ou situações similares, sem autorização.

12º O preço do aluguer varia de acordo com a bicicleta e o tempo de utilização, É importante consultar as condições de preçário na loja ou loja online ou simular os valores nesta página para obter informações atualizadas.

Devolução do Equipamento

13º O cliente deve proceder à entrega da bicicleta e equipamento incluído no contrato de aluguer, nesse sentido no local definido no contrato.
14º Em caso de não devolução do bem alugado no local e prazo estabelecidos neste contrato, o Titular estará sujeito a penalidades e medidas legais.

15º O Titular reconhece e concorda que a não devolução do bem alugado constitui uma violação contratual e pode ser tratada como furto, sujeita a ação legal e apresentação de queixa-crime.

16º O Cliente será responsável pelo pagamento de uma taxa adicional, equivalente ao valor diário de aluguer do equipamento em falta, em caso de não devolução do bem no local e prazo acordados. Essa taxa adicional será calculada com base na duração do atraso na devolução e será especificada na tabela de penalidades anexa a este contrato.

17º A Funbike reserva-se o direito de tomar todas as medidas legais para proteger seus direitos e buscar a restituição do bem, incluindo, mas não se limitando a, apresentar uma queixa-crime por furto.

18º Além das penalidades financeiras mencionadas acima, o Cliente será responsabilizado por quaisquer despesas legais incorridas pela Funbike no processo de recuperação do bem alugado. Sendo que desde logo o valor da caução não será reembolsado.

19º Se a devolução do equipamento for efetuado antes do término do contrato, não há devolução ou acertos de valor.

20º Sempre que houver necessidade de alterações ao contrato, só são aceites acréscimo de valor, tal como aumentar o numero de dias de aluguer ou alterar o local de devolução. Estas alterações devem ser comunicadas antes da data fim do contrato e deve ser comunicado por email ou por mensagem e devidamente aceite. Nesse caso é enviado um pedido de pagamento do acréscimo do valor que deve ser liquidado antes da data fim do contrato. Esses acertos não podem ser efetuados através do depósito de caução.

21º Qualquer alteração às condições do contrato inicial, que na forma de cálculo seja um valor inferior, nomeadamente na alteração do local de devolução ser diferente do contratado, se este for na loja ou em outro local mais próximo, não há lugar a valores de acerto.

Responsabilidades do Cliente

22º O Cliente é responsável por todos os danos causados ao equipamento alugado. Em caso de acidente, o Cliente concorda em indemnizar a Funbike pelo valor total necessário para a sua recuperação ou restituição, incluindo os custos de materiais e mão-de-obra da oficina, o Cliente é responsável por indemnizar quaisquer danos causados a terceiros.
23º O aluguer da bicicleta ao Cliente não inclui qualquer seguro de responsabilidade civil ou acidentes pessoais por parte da Funbike. A responsabilidade por qualquer tipo de seguro cabe exclusivamente ao Cliente. A Funbike possui apenas o seguro obrigatório para a atividade turística, sendo que a cobertura de responsabilidades depende das condições e termos estabelecidos pela seguradora.
O cliente é sempre responsável até à devolução de todo o equipamento alugado no contrato.
24º O cliente é sempre responsável até à devolução de todo o equipamento alugado no contrato, bem como o local, hotel ou alojamento que deixa para depósito até à recolha pela Funbike. Os hotéis e alojamentos, tem de ter facilidade de acesso automóvel, não podendo ficar em zonas históricas e de difícil acesso automóvel. Nunca em circunstancia alguma pode deixar as bicicletas e equipamento na rua, mesmo que presas pelo cadeado. O não cumprimento destas normas, pode implicar o pagamento da valor integral do equipamento alugado no valor de novo. O valor da caução não cobre o valor integral do equipamento alugado.

25º Quando o cliente não cumpre as regras em deixar o equipamento no local fechado e seguro, à guarda de hotel ou alojamento ou similar, mesmo que o material seja recuperado, o valor da caução não será reembolsado. Isto acontece porque pela urgência de recuperar o material, obriga a alteração da nossa logística de recolhas, tendo essa como prioridade. No caso de a Funbike não recuperar o material por furto ou roubo o Cliente é responsável pelo pagamento integral de todo o equipamento no valor de novo. Nesse ponto a Funbike vai diligenciar pelos meios legais ao pagamento do valor do equipamento, não devolvido.

Reservas e Política de Cancelamentos efetuadas aluguer de bicicletas online na plataforma

26ºA reserva online garante a disponibilidade do equipamento para o dia agendado.
A reserva é sempre considerada no mínimo de um dia completo com inicio às 9 horas. Pode por isso ser levantado a qualquer hora a partir da primeira hora da reserva (9h00) e entregue a qualquer hora até às 19 horas do mesmo dia ou do ultimo dia de aluguer.
A reserva é considerada quando paga e recebido o email de confirmação. As reservas a pagar na loja no dia, não são considerada reservas.
Só são aceites reservas quando for efectuado o pagamento de 60% do valor total. As reservas ficam sempre condicionadas até receber o email de confirmação de que o equipamento está disponível e efetivamente reservado.
27º As reservas em parceiros da Funbike, podem ter horários de abertura e de fecho diferentes, mas é sempre considerado o dia completo,

28º Podemos aceitar a alteração do titular, com o fim de usar o equipamento reservado. Deve comunicar por email da mesma forma os dados do novo titular do contrato e que este aceite as condições de aluguer.

Política de cancelamentos das reservas online para o aluguer de bicicletas

29º Pode cancelar bem como alterar por email. Deve igualmente indicar a referência da encomenda.
A 24 horas do serviço, não há direito a devolução do valor pago.
A 7 dias é emitido vale desconto para usar nos próximos 30 dias em serviços a efetuar nova reserva online.
A 15 dias o valor é devolvido na forma de pagamento. Exceto as despesas e comissões, no valor de 10% do valor pago.
Pode cancelar a reserva ou adiar por questões climatéricas que impeça a prática de ciclismo em segurança.

Avarias

30º Caso ocorra uma avaria na bicicleta alugada nas proximidades da loja, até 5 km de distância. Ou ocorrer alguma anomalia dentro de uma hora de uso da bicicleta e equipamento. O Cliente deve retornar ao local de retirada para verificar a anomalia. Ou, se necessário, trocar o equipamento. Após esse período de experimentação, se não ocorrerem problemas, o equipamento será considerado em condições de uso adequadas.

31º No caso de a avaria ter sido causada por mau uso, o Cliente é responsável pelos custos relacionados à deslocação para a recolha do equipamento no local. Acrescidos de um valor de 25,00 € (vinte e cinco euros) dentro de um raio de 15 km. Para distâncias maiores, será cobrado um valor adicional de 0,60 € por quilometro, além dos custos de reparação do equipamento.

Acidentes

A Funbike não se responsabiliza por quaisquer acidentes que possam ocorrer durante o período de aluguer. É importante ressalvar que o Cliente é inteiramente responsável por suas próprias ações e deve cumprir todas as regras do código da estrada do país durante a utilização do equipamento.
Recomendamos que o Cliente tome todas as precauções necessárias para garantir sua própria segurança e a segurança de terceiros ao utilizar as bicicletas alugadas. Embora o seguro de condução de bicicleta não seja obrigatório, é altamente aconselhável que o Cliente possua um seguro. Adequado para cobrir quaisquer danos pessoais ou materiais que possam ocorrer durante o aluguer.
É de responsabilidade do Cliente adotar uma condução prudente e respeitar todas as normas de trânsito, incluindo o uso de capacete de segurança quando necessário. A Funbike não pode ser responsabilizada por acidentes causados por negligência, violação das regras de trânsito ou uso impróprio do equipamento alugado.
Ao utilizar os serviços da Funbike, o Cliente concorda em assumir total responsabilidade por qualquer acidente, danos pessoais ou materiais que possam ocorrer durante o período de aluguer.
É importante que o Cliente esteja plenamente consciente dos riscos envolvidos na utilização de bicicletas e cumpra todas as medidas de segurança adequadas para minimizar tais riscos.

Tabela de cauções

No caso de danos ou perdas do equipamento, o cliente fica sujeito ao pagamento à Funbike, as seguintes importâncias (IVA incluído):

Bicicleta Pinarello Carbon 2500€
Bicicleta Pinarello Carbon Disk 4850€
Bicicleta Pinarello Carbon Disk DI2 6900€
Bicicleta Gravel 1800€
Bicicleta E Gravel 3500€
Bicicleta E Road 3500€
Bicicleta E Mountain Bike 2850€
Bicicleta E City Bike 2150€
Bicicleta de Montanha 29er 950€
Bicicleta de Touring 600€
Bicicleta de Touring Disk 850€
Bicicleta de Criança 250€
Atrelado Bebé 299€
Capacete 75€
Cadeado 20€
Bomba de Ar 15€
Bolsa de Acessórios 45€
Bolsas Laterais 145€

Casos omissos

Para quaisquer situações não abordadas nas presentes condições e regulamento, as partes envolvidas reger-se-ão pela legislação em vigor no país.
Este documento é fornecido no idioma selecionado nesta página, para sua conveniência. Trata-se de uma tradução do documento original preparado em português. Ao aceitar este contrato, concorda em cumprir os termos do contrato em português disponibilizado aqui. Não fazemos representações quanto à precisão da tradução, sendo de sua responsabilidade garantir que leu e compreendeu integralmente o contrato em português.

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